O estresse é componente importante nas doenças físicas e emocionais e segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde – impacta negativamente a vida de 90% da população do mundo. Será que você tem condições de se proteger de algo que atinge a grande maioria das pessoas?
Na verdade, o estresse é um mecanismo natural que provoca a adaptação do indivíduo diante das mudanças. Isto é válido para mudanças negativas ou positivas. Até mesmo a expectativa de realizar sonhos e projetos causa estresse.
Aquele friozinho na barriga que sentimos quando antecipamos algo que está por vir: uma formatura, um novo emprego, a chegada de um filho, uma viagem. A inquietação que sentimos com as notícias sobre o meio ambiente, a tensão entre países, as estatísticas de desemprego, as oscilações da economia, a necessidade de se adaptar a novas tecnologias. São todos exemplos de situações que provocam estresse.
O problema não está no mecanismo em si, mas na constância e na velocidade como recebemos estímulos que disparam o mecanismo do estresse. As mudanças constantes e muito rápidas são características do estilo de vida e dos tempos que vivemos. E contra isso, não podemos lutar.
Então, como evitar que o estresse nos adoeça?
Talvez a estatística apresentada pela OMS indique que algo na maneira em conduzir nosso sistema corpo/mente precisa ser mudado.
O seu corpo e sua mente formam um sistema integrado e muito sofisticado. Na verdade, é o aparato mais tecnológico do planeta e quando bem conduzido gera saúde, bem-estar e felicidade. Para quem se interessa em minimizar os impactos negativos do estresse, algumas dicas são importantes:
1 – Corpo e mente formam um só sistema. Todo a ocorrência física gera uma ocorrência emocional e vice versa.
Quando nos atentamos para a respiração, constatamos a ligação entre corpo e mente. A respiração dos momentos de tensão é mais curta e ocupa a parte alta dos pulmões. Quando queremos nos acalmar, automaticamente, respiramos fundo. Quando estamos completamente relaxados, a respiração torna-se profunda e mais lenta.
Está é uma ferramenta importante que está sempre a sua disposição e que pode conduzir você rapidamente a um estado de equilíbrio. De forma bem resumida, podemos dizer que a respiração indica ao sistema nervoso que tipo de neurotransmissores devem ser liberados para que você de a resposta adequada ao estímulo externo. E, conforme a química liberada em seu corpo, ela provocará determinada emoção e determinado comportamento.
Podemos concluir que a respiração faz uma ponte importante entre seus processos internos e os estímulos externos.
2 – O sistema corpo/mente tem um importante componente energético que é sensível aos cinco sentidos. Você já reparou como sons e imagens ajudam no relaxamento? Repare em seus pensamentos, emoções e sensações físicas quando você faz uma caminhada em um parque com belas árvores, ao sons dos pássaros ou lembre-se de um dia de praia aonde você se sentiu muito bem.
Nossa conexão com a natureza é bem maior do que percebemos. Seus sons, imagens, cores, aromas tem o poder de mexer com nossa disposição física, com nossas emoções e estados mentais. Manter o hábito de passar um tempo perto da natureza fortalece o funcionamento do corpo e da mente. Além da natureza, há um grande repertorio ligado a imagens, cores e sons que favorecem seu equilíbrio físico e emocional.
Conforme vamos percebendo a sensibilidade que temos aos estímulos externos, podemos despertar nossa capacidade de conduzir melhor o sistema corpo/mente a produzir saúde e bem-estar e minimizar os impactos negativos que o estresse pode nos causar.
Concluindo
Estando atento às sensações físicas, pensamentos e emoções vamos fortalecendo nossa capacidade de observar como o sistema corpo/mente funciona. Constatando as turbulências e as variações emocionais entendemos que estas são produções da mente. Conforme esta constatação fica evidente, vamos nos libertando do julgo das emoções e passamos a responder aos estímulos externos de forma menos impulsiva e mais deliberada.
Fortalecer o papel do observador é cuidar do aspecto energético do sistema corpo/mente. Um aspecto menos evidente mas fundamental para a manutenção da saúde, bem-estar e felicidade. Ao longo dos milênios a humanidade desenvolveu muito conhecimento para gerar qualidade de vida. As técnicas que sobreviveram ao tempo – por serem eficientes – convergem no reconhecimento do aspecto energético como o primeiro a gerar equilíbrio físico e emocional. E atualmente encontram explicação e respaldo da ciência.